BLOG DO PASTOR CLÁUDIO SANTANA

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

UMA IDENTIDADE FORJADA NO TEMPO – I Pedro 5:10 - Parte 2


Este único versículo de I Pe 5:10, fala de quatro ações de Deus para o homem ter uma identidade forjada no tempo.
Aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.

Aperfeiçoar

(Qualidade, defeitos, personalidade e caráter)
Exemplo: Transformar o medo em prudência, ou não deixar uma qualidade natural se transformar em arrogância e orgulho.

Pedro era um homem intenso em tudo, isso o beneficiava em alguns momentos pela intensidade da entrega(andar nas águas), mas o prejudicava em outros momentos, quando falava ou fazia o que não foi mandado(cortar a orelha de um homem).
Aperfeiçoar é mudança de mentalidade(caráter restaurado).
Aperfeiçoar é extrair o melhor de você, que você nem sabe que tem.
Quais são as áreas em sua vida que você percebe que Deus precisa entrar e aperfeiçoar, mudar, aprimorar?
Aperfeiçoar fala em entrarmos em um nível de mudanças. As mudanças geram aperfeiçoamento.
Deus precisou mudar o contexto de Pedro, para poder transformar o seu caráter, aprimorar o seu caráter e o seu comportamento.
Em todas as mudanças que tenho vivido nestes últimos tempos, eu tenho percebido que Deus tem aperfeiçoado o meu caráter. Tem lapidado as minhas qualidades e tratado dos meus defeitos.

Firmar

As situações vão expor no que a sua fé está firmada:
  • Se, em palavras sem fundamento e sem consistência, ou uma paixão juvenil, ou um êxtase emocional, ou um frenese gospel, ou um fogo de palha que no primeiro ventinho se espalha e desaparece. Ou alicerçado na Rocha.

Pedro era fogo puro, o indestrutível, o matador , o que andava sobre as águas, mas na primeira experiência de pressão; nem conhecia Jesus. Pedro teve ter oportunidades de afirmar a sua fé, mas por três vezes, negou a tudo que foi formado. Mas isso aconteceu pois não tinha uma identidade forjada.
E até essa situação serviu para forjá-lo e para que ele soubesse até aonde ele agüentava a pressão, e ali ele percebeu o quanto ainda era fraco e vulnerável.
Pedro depois precisou ser confrontado com a misericordiosa graça de Deus para se firmar.
Mas aqui há um diferencial em Pedro e em Jesus: “Relacionamento”. Jesus o confronta em amor e com amor, sem acusações, Jesus faz Pedro avaliar o quanto O amava e o quanto ele valorizava ser amado por Jesus.
Jesus não discorreu para Pedro tudo o que tinha feito para ele ou por ele, mas simplesmente firmou Pedro em uma aliança estabelecida em amor. Jesus não fez chantagem emocional com Pedro. Nós temos a facilidade de sermos dramáticos nos nossos relacionamentos.
Jesus queria que Pedro O seguisse, não por temer Sua repreensão, mas o seguisse por amor. Jesus queria que Pedro cuidasse do povo, não por uma obrigação imposta, mas por amor a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares