BLOG DO PASTOR CLÁUDIO SANTANA

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Decisão - Ponto Chave para Conquistar

Decisão - Ponto Chave pra Conquistar

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles.
E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel.
E estes são os seus nomes: Da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur;
Da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori;
Da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné;
Da tribo de Issacar, Jigeal, filho de José;
Da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num;
Da tribo de Benjamim, Palti, filho de Rafu;
Da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi;
Da tribo de José, pela tribo de Manassés, Gadi filho de Susi;
Da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali;
Da tribo de Aser, Setur, filho de Micael;
Da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi;
Da tribo de Gade, Geuel, filho de Maqui.
Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué. 
Números 13:1-16


   Deus está determinando um novo tempo, um tempo de decisão.
  A cada ano temos vivido aquilo que tem sido liberado de altar e tem sido colocado como tema do ano.
  Mas porque umas pessoas tem sido mais vitoriosas que outras?
  É a decisão. Mas o que temos decidido?

  Decisão é não ter outra opção!

  As conquistas acontecem mais facilmente quando decidimos alcançar os objetivos, e não colocamos outras opções como alternativas para ser feliz.

  Muitos não conquistam e desistem dos seus sonhos devido as circunstâncias. Não são as condições, mas as decisões que determinarão as conquistas. Mas precisamos ter novas atitudes e atitudes vencedoras.

  As pessoas que mais prosperam são as pessoas que tomam decisões rápidas, pois sabem quem são e tem certeza dos seus valores.

  O texto acima menciona uma lista de homens escolhidos por Deus para espiar a terra, mas nem todos tomaram o posicionamento de decidir conquistá-la.

  Espiar significa olhar escondido. Observar secretamente. Olhar com atenção. Observar os movimentos de alguém.

  Deus manda o povo olhar/espiar a Terra, para que o homem saia do campo dos sonhos, do campo da imaginação, do campo da fantasia, e vá para o campo do real, do concreto e entenda com clareza aonde Deus quer mandar e dar. A visão potencializa a decisão.

(Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. 

Gênesis 13:15)



  O texto de números fala que doze príncipes foram escolhidos para espiar a terra. Deus é rei e nós como filhos de Deus somos príncipes, e Deus nos escolheu para espiar a Terra neste tempo.

  Mas não basta só olhar. Ficar na base da curiosidade. Mas é preciso pisar na terra.

  Precisamos estudar a terra, avaliá-la, verificá-la, colocar a situação diante de Deus, ter atitudes de fé, planejar como conquistar. O problema de alguns é que depois de tudo isso, muitos ainda, só enxergam as dificuldades.

E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. 
Números 13:27-30

  Precisamos ter o espírito de Calebe, e decidir conquistar, mesmo contra as circunstâncias.
  Calebe significa: ataque e violência. 
  Precisamos agir no espírito de Calebe e conquistar a terra, que Deus já nos liberou por herança

Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do SENHOR encherá toda a terra.
E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança. 
Números 14:21-24

Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. 
Josué 14:7-11

  A aparente demora de Deus, não necessariamente é uma negativa.
  Deus quer neste tempo, levantar homens com o mesmo espírito conquistador e ousado de Calebe, para invadir a terra e tomar posse dela. Esse é o ano de conquistarmos tudo aquilo que Deus já liberou sobre as nossas vidas.
   Esse é o ano de tomar posse da terra por herança.

Pr. Rodrigo
Palavra ministrada em 23/01/21012
Comunidade da Fé - Sede








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares