BLOG DO PASTOR CLÁUDIO SANTANA

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Porque precisamos ler Habacuque?




Precisamos ler Habacuque

Para Lutero o nome Habacuque significava “o consolador”,  e por isso ele escreveu: “Habacuque tem um nome de  acordo como seu ofício. Porque significa um animador, ou um que toma o outro em seus braços e no coração, como se consola uma criança que chora, dizendo-lhe que se cale.”

O único propósito do profeta Habacuque, que teria vivido no tempo do ímpio rei Manassés (filho de Ezequias e Hefzibá), foi o de predizer a vindoura destruição dos caldeus, inimigos do seu povo, e animar o seu  país, naquele tempo de crise. Hoje muito precisaríamos de um Habacuque para nos reanimar nesta época de crise moral e religiosa (com a violência imperando em todos os recantos do planeta), trazendo-nos a promessa de um breve regresso do Senhor Jesus Cristo.
Habacuque era um homem de muita fé e gostava de dialogar com Javé, ora se queixando em favor do seu povo, mas sempre reconhecendo a Sua soberania. O mais  sério problema moral do profeta está expresso nestas palavras dirigidas ao Senhor: “Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar. Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele? (Hc 1:12-13).
O Senhor lhe dá uma visão sobre o futuro de Israel e ordena: “Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo” (Hc 2:2). Javé prossegue, exortando o profeta: “Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.” (Hc 2:3). Para solidificar ainda mais a fé genuína de Habacuque, o Senhor lhe entrega a mensagem que seria o lema adotado na Reforma Protestante: “Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” (Hc 2:4). Aqui, como “alma orgulhosa” Javé se referia ao rei dos caldeus - enquanto para Lutero  a “alma orgulhosa” e inimigo maior era o papado. Quando a Bíblia foi entregue ao povo alemão, os renascidos em Cristo passaram a adotar esse lema de que “o justo viverá pela fé”.
Voltando a Habacuque, quando ele estava quase desanimando com relação ao livramento do seu povo dos brutais inimigos caldeus, de repente se encheu de fé e alegria, proclamando: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação (Hc 3:17-18).

Habacuque era um intercessor e um profeta que clama a favor do seu povo. E esta é uma semana de adoração intercessória.
Deus nos levanta neste tempo para darmos um restart em nosso chamado profético e pormos em prática a unção e o chamado da reconciliação que nos foi liberado, desde o dia da nossa salvação.

Pr. Cláudio Santana
31/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares